A partir de abril, a área central de Farroupilha terá ampliação nas vagas de estacionamento rotativo. A instalação dos novos parquímetros já teve início e vai se estender ao longo de todo o mês, seguido por um período de testes. A cobrança passará das atuais 450 para 700 vagas.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito, Gilberto do Amarante, a quantidade pode ser ampliada para mil, se houver solicitações da comunidade. A medida pode ser adotada especialmente se for identificada a permanência por várias horas em vagas próximas aos limites da zona azul que não tenham cobrança.
— A zona azul é colocada para dar rotatividade. Se as vagas forem ocupadas por gente que vai trabalhar, por exemplo, pode ser implantada a cobrança, mas isso sempre é decidido em conjunto com as entidades do município e os lojistas — observa Amarante.
Entre as que passarão a ter cobrança no estacionamento, está a Rua Tiradentes, ao lado da prefeitura. A intenção é facilitar a localização de vagas para as pessoas que buscam serviços no centro administrativo. Além da ampliação de vagas, o estacionamento rotativo passará a ter aplicativo e cartão para pagamento. Dessa forma, o motorista não precisará ter sempre dinheiro vivo para depositar no parquímetro.
O aumento da área da zona azul faz parte de um novo contrato, com 10 anos de duração, firmado pelo município com a Rek Parking. Uma licitação foi realizada no fim do ano passado após o término do parceria anterior.