As ruas do centro de Farroupilha vão ganhar novos abrigos para os passageiros do transporte coletivo nos próximos meses. São 20 estruturas metálicas com proteções nas laterais que irão substituir as atuais paradas, compostas apenas por pilares de madeira e telhados. O processo de compra já foi lançado e as propostas serão conhecidas no dia 18.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito, Gilberto do Amarante, o objetivo é modernizar as estruturas atuais, a fim de proporcionar mais conforto aos passageiros.
— Essas paradas têm proteção nas laterais, seria uma nova proposta. Vejo cidades bem menores que a nossa, com paradas mais simples, mas com fundo e laterais — justifica.
Os novos abrigos devem conter iluminação de LED, espaço para pessoas com deficiência e vidros laterais temperados e laminados com espaço para publicidade. Do total que será adquirido, 18 paradas têm três metros de comprimento e duas possuem seis metros.
Conforme Amarante, porém, apenas 10 abrigos serão implantados de forma imediata, os demais serão solicitados ao fornecedor em uma segunda etapa. Também está prevista a substituição das paradas nos bairros, mas isso vai depender da compra de mais abrigos. Já as paradas atuais serão deslocadas para interior do município.
Cada parada nova tem custo estimado entre R$ 10 mil e R$ 12 mil, de acordo com Amarante. A intenção inicial era firmar uma parceria com a iniciativa privada para o investimento nas estruturas em troca da exploração da publicidade, mas a proposta não prosperou.
Leia também
Quase 2 mil declarações do Imposto de Renda são entregues em Caxias no primeiro dia do prazo
"Se for questão de ranço pessoal, me retiro", diz prefeito de Farroupilha sobre processo de impeachment
Polícia investiga envolvimento do pai de menino morto em Bento Gonçalves com o tráfico de drogas