O prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci, o Fedoca, 66 anos, não concorrerá à reeleição, por motivo de saúde. O PDT não terá candidato a prefeito e se manterá neutro na disputa deste ano na cidade, concorrendo apenas com nominata a vereador.
O presidente do PDT, Jacó Schaumloeffel, ressalta que Fedoca passou por procedimento cardíaco no início deste ano e, em agosto, colocou marcapasso. A orientação médica é de que não tenha nenhuma situação de estresse, o que não tem como evitar em campanha eleitoral.
_ O prefeito se colocou à disposição para concorrer à reeleição, mas o partido optou por não arriscar. Decidimos preservar a vida _ afirma Schaumloeffel.
O presidente do PDT diz que Fedoca era pré-candidato desde o ano passado e que, para o partido, é uma notícia triste não ter nome na disputa.
O vice-prefeito Evandro Moschem é pré-candidato a prefeito e o ex-secretário da Agricultura Alexandre Meneguzzo é o vice. Eles são do MDB.
Sobre o fato de não apoiarem o vice, explica:
_ O MDB já tinha lançado candidatura própria, dizendo que não apoiava Fedoca, que era pré-candidato.
Ainda de acordo com o presidente do PDT, o prefeito fará um procedimento no hospital para ajustes no marcapasso, que faz parte do tratamento, mas ainda não está marcada a data.