O MDB de Caxias do Sul aposta todas as fichas no ex-governador José Ivo Sartori para vencer a eleição, mesmo que ele não concorra. Não é novidade, e o material do partido de chamamento para convocação à convenção municipal de terça-feira (15) não economizou no apelo. Remete ao modelo de fotos usado para divulgação de chapas para a disputa à prefeitura. A impressão é de que Sartori é vice de Carlos Búrigo, o pré-candidato a prefeito.
A mensagem do MDB é nítida: encostar Sartori em Búrigo para transferir votos. O slogan é "Tá na hora de recomeçar", numa clara alusão às administrações de Sartori.
Estratégia semelhante usa o PSDB com a pré-candidatura de Adiló Didomenico a prefeito e de Paula Ioris, a vice, com o deputado estadual Neri, O Carteiro (Solidariedade). Neste caso, o slogan é "Juntos por Caxias".
Explorar a imagem de um político influente, com popularidade, é normal da política. O interessante é que começou antes de a campanha ir para a rua oficialmente.
A presença de Sartori já teve reflexo justamente na pré-candidatura de Adiló, com a saída do PSL do grupo de partidos que vai formar a coligação. O PSL, que em abril havia declarado apoio a Adiló, juntamente com o PTB, PSC e Solidariedade, por decisão nacional agora vai apoiar Búrigo.