Embalado pelas marchinhas e fantasias, a 4ª edição do Carnaval Popular reuniu centenas de famílias no Parque da Gare, ao som da Orquestra Maria da Fumaça, durante a tarde e a noite. A proposta da Secretaria de Cultura do município foi de oferecer um baile que movimentasse crianças, jovens e adultos.
A professora de artes Elisabete Gomes de Oliveira Farias, de 65 anos, levou a sobrinha, Dienifer Mendes (36 anos) e a sobrinha-neta, Talita Mendes (7), para pular as marchinhas no tablado. Filha de ferroviários, Elisabete oferece aulas de caixeta para escolas de samba do município.
- É especial para nós. Vem de geração para geração. Carnaval e futebol fazem parte do povo brasileiro e gaúcho. Estou na terceira idade, mas sempre que posso trago meus netos e quero passar esse espírito a eles - afirma a carnavalesca, que mora no bairro São Cristóvão.
Outro encontro de gerações foi com a família Machado. Com 79 anos, a passo-fundense Elza Machado pulou carnaval junto do sobrinho-neto, Marcelo Machado, de 15 anos.
- Carnaval é comigo mesmo. Sempre gostei, fui em blocos. Hoje ele (Marcelo) queria companhia e vim junto. Tudo que é de Carnaval eu gosto - declara.
Homenagem à Frida Kahlo no "CarnaPets"
Com fantasia inspirada na pintora mexicana Frida Kahlo, a tutora Gisieli Baschera participou do seu primeiro "CarnaPet" desfilando com a sua cachorrinha, Vanilla, de dois anos, em evento promovido pelo Passo Fundo Shopping. Retirada dos maus-tratos, Vanilla foi adotada pela empresária por meio do Projeto Ventos do Sul. Quis o destino que o projeto fosse o beneficiado com as doações de ração solicitadas para a entrada na atividade.
- Para nós é especial. Ela foi retirada do Ventos do Sul e hoje viemos no Carnaval que vai ajudar a entidade. Eu gosto muito da Frida. Já tinha me fantasiado e hoje quis colocar nela também pro nosso Carnaval. Ela é o meu xodó - relata a passo-fundense, que relatou ter colocado o nome de Vanilla por referência ao filme Vanilla Sky.
A segunda edição do CarnaPets e também do CarnaKids reuniu dezenas de famílias e arrecadou alimentos para a Associação Passo-fundense de Cegos (Apace) e ração para o Projeto Social Ventos do Sul.
"Em dias de Carnaval, nós somos os artistas", diz mestre de bateria da Acadêmicos do Chalaça
Sob o barulho de bumbos, caixetas e berimbau, escolas de samba, grupos de capoeira e de dança realizaram apresentações para o público neste domingo (19) na praça do bairro Cidade Nova.
A Liga Independente das Escolas de Samba (LIESPF) faz um trabalho de divulgação do Desfile Artístico de Carnaval de Rua em alguns pontos da cidade. O evento será em 25 de março, na Avenida Sete de Setembro.
Filho de uma rainha de carnaval, o mestre de bateria da Escola Acadêmicos do Chalaça, Marcio Leandro Marques, vive da expectativa pela chegada do Carnaval.
- A gente trabalha duro o ano inteiro para extravasar nos dias de Carnaval. Vivemos disso, minha família inteira respira Carnaval. Nesses dias de Carnaval, nós somos os artistas. O Carnaval salva vidas, tira pessoas do caminho errado - afirma.
Do bairro Cruzeiro, a Acadêmicos do Chalaça se orgulha de ser inclusiva e atrair a diversidade, sem preconceitos. É assim que a escola irá para a avenida no próximo mês.
- O Carnaval é a única cultura que não exclui ninguém. Na minha bateria, tenho desempregado, gari, médico, engenheiro e empresário. Héteros, gays, brancos, negros. Todos em busca do mesmo objetivo, trabalhando para alcançar a nota dez - pontua.
Programação do Carnaval segue
21 de fevereiro
Ação cultural de apresentação à comunidade
Evento gratuito
Realização da Liga Independente das Escolas de Samba (LIESPF)
Local: em frente ao Clube Batutas
Horário: 17h
Programação nos clubes
Clube Comercial
21 de fevereiro
Entrada somente para sócios.
Local: Sede social - apresentação da nova corte de rainhas infantis e escolha nas novas rainhas do carnaval de 2024;
Horário: a partir das 16h.
Carnaval de rua
25 de março
Aberto ao público
Local: Avenida Sete de Setembro - Parque da Gare