Por Shane Christensen, cônsul-geral dos EUA em Porto Alegre
Hoje é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência no Brasil, um momento para refletir sobre a busca por mais inclusão das pessoas que vivem com deficiência. Nós, nos EUA, faremos o mesmo em 3 de dezembro, durante o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Juntos, podemos mudar o paradigma de como abordamos a deficiência, ampliando oportunidades e oferecendo apoio institucional.
O Brasil e os EUA têm dado passos firmes para garantir que as pessoas com deficiência estejam totalmente integradas à sociedade da qual fazem parte. Em 2010, o governo dos EUA se comprometeu a se tornar um modelo de local de trabalho para pessoas com deficiência. Isso porque uma força de trabalho que inclui pessoas com deficiência é mais forte e mais eficiente. Em 2015, o Congresso brasileiro aprovou a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que garante direitos em áreas como saúde, educação e emprego.
Quando aproximadamente um em cada quatro brasileiros e americanos vive com deficiência, perdemos muito ao não incluirmos todos os talentos disponíveis em nossa força de trabalho
Quando aproximadamente um em cada quatro brasileiros e americanos vive com deficiência, perdemos muito ao não incluirmos todos os talentos disponíveis em nossa força de trabalho
Inclusão e sucesso econômico estão entrelaçados, como destacou a guru norte-americana em empreendedorismo inclusivo, Samira Cook Gaines, em recente encontro com mentes inovadoras no Instituto Caldeira: “Empreendedores são resolvedores de problemas e, com uma equipe mais diversa, você tem mais chances de propor soluções criativas para os problemas do mundo”.
Inclusão significa ter forças de trabalho que reflitam nossas sociedades. Para ter sucesso, precisamos criar oportunidades para pessoas com deficiência em todas as áreas e níveis. Quando as forças de trabalho nos setores público e privado abraçam habilidades e experiências únicas de vida, garantimos que mais vozes contribuam para a inovação.
Como as duas maiores democracias do hemisfério, temos a capacidade para juntos removermos as barreiras às pessoas com deficiência. Hoje, no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, lembramos a nós mesmos que deficiência não é ineficiência.
*Até o dia 21, GZH publicará artigos de oito candidatos a governador do RS. Foram convidados a responder por que querem governar o Estado os postulantes de partidos com ao menos cinco representantes no Congresso. A ordem de publicação é alfabética, conforme o nome que será apresentado na urna.