Os países da União Europeia adotaram, nesta quarta-feira (9), o primeiro pacote de medidas de retaliação contra as tarifas anunciadas pelos Estados Unidos. O pacote afeta mais de 20 bilhões de euros (cerca de 22 bilhões de dólares ou 130,5 bilhões de reais) em produtos americanos.
O pacote, que afeta produtos como soja, motocicletas e produtos de beleza, é uma resposta às tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio implementadas no mês passado pela Casa Branca.
Em comunicado, a Comissão Europeia saudou a decisão tomada pelos países do bloco e enfatizou que as medidas "podem ser suspensas a qualquer momento" caso os Estados Unidos aceitem um acordo "justo e equilibrado".
"A UE considera as tarifas americanas injustificadas e prejudiciais, e causam danos econômicos a ambas as partes, assim como à economia global", disse a Comissão, braço Executivo da UE, em seu comunicado.
A UE, acrescentou o documento, expressou "sua clara preferência por encontrar resultados negociados com os EUA, que seriam equilibrados e mutuamente benéficos".
Os EUA anunciaram outros dois conjuntos de tarifas que afetam a UE: uma de 25% sobre automóveis e outra específica para o bloco europeu de 20%.
A resposta a esses dois pacotes poderá ser anunciada na semana que vem.
* AFP