O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, destituiu a representante militar dos Estados Unidos na Otan, anunciou o Pentágono nesta terça-feira (8), que citou uma decisão motivada pela perda de confiança em sua capacidade de liderança.
A vice-almirante Shoshana Chatfield é a mais recente de uma série de oficiais de alto escalão destituídos pela administração do presidente Donald Trump, como parte de uma profunda reorganização que também inclui planos consideráveis de redução na força de trabalho civil do Pentágono.
Hegseth destituiu Chatfield "de seu cargo como representante dos Estados Unidos no comitê militar da Otan devido a uma perda de confiança em sua capacidade de liderança", afirmou o porta-voz do Pentágono, Sean Parnell, em um comunicado.
Chatfield é piloto de helicóptero de formação e ocupava o cargo na Otan desde 2023.
A saída acontece após Trump demitir abruptamente e sem explicação o maior oficial militar dos Estados Unidos, o general Charles "CQ" Brown, em fevereiro, menos de dois anos após o início de seu mandato de quatro anos como comandante do Estado-Maior Conjunto.
Hegseth também anunciou a destituição da almirante Lisa Franchetti - a primeira mulher a comandar a Marinha -, e do vice-comandante do Estado-Maior da Força Aérea e de três importantes advogados militares.
Em janeiro, a almirante Linda Fagan - a primeira mulher a liderar um dos seis serviços militares dos Estados Unidos - foi destituída como comandante da Guarda Costeira. Uma fonte do governo citou supostas "deficiências de liderança".
* AFP