Autoridades dos Estados Unidos prenderam, nesta quinta-feira (27), um imigrante em situação irregular de El Salvador que supostamente lidera a gangue salvadorenha MS-13 na costa leste dos EUA, anunciou a procuradora-geral e secretária da Justiça americana, Pam Bondi.
Ela não identificou o suspeito nem especificou os crimes dos quais é acusado, mas o presidente americano, Donald Trump, o descreveu como um "grande líder da MS-13", designada por Washington como uma organização terrorista global.
Bondi declarou em entrevista coletiva que o detido é natural de El Salvador e está ilegalmente nos Estados Unidos.
"Ele não viverá em nosso país por muito mais tempo", disse ela sobre o suposto líder da MS-13, uma gangue fundada por salvadorenhos e outros migrantes nas ruas de Los Angeles e com filiais em El Salvador, Guatemala e Honduras.
"Esta manhã, um dos principais líderes da MS-13 foi preso. Ele era o líder da costa leste, um dos três principais em todo o país", disse Bondi. Ele morava na Virgínia, a meia hora de Washington, a capital.
De acordo com a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, o suspeito era um "indivíduo muito violento" e foi preso em uma casa na frente de cinco crianças.
* AFP