O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, nomeou o chefe do Hezbollah, Naim Qassem, como seu representante no Líbano, indicou, nesta quarta-feira (5), a imprensa da República Islâmica.
Irã apoia financeira e militarmente o Hezbollah, um influente partido político islamista xiita no Líbano que dispõe de um braço armado e está em confronto com Israel.
"O guia da Revolução apresentou em um decreto ao xeique Naim Qassem, secretário-geral do Hezbollah, como seu representante no Líbano", disse a agência de notícias Tasnim.
Entre seus deveres como representante está a administração de "assuntos religiosos", de acordo com o decreto divulgado pela mídia.
O antecessor de Qassem como chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, que foi morto no final de setembro em um bombardeio israelense em Beirute, também atuou como representante do aiatolá iraniano no Líbano.
O Hezbollah planeja organizar um funeral para Nasrallah, que desenvolveu amplamente o arsenal militar e a influência regional do Hezbollah durante suas três décadas de liderança, em 23 de fevereiro.
* AFP