O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, chegou nesta segunda-feira (3) ao Texas para visitar a fronteira com o México, onde o presidente Donald Trump pretende aumentar a presença militar para manter afastados os migrantes em situação irregular.
Em sua primeira viagem como chefe do Pentágono, Hegseth inspecionará as operações e se reunirá com as tropas.
"Estou ansioso para me reunir com nossos grandes guerreiros e ver o árduo trabalho que estão fazendo para garantir a segurança de nossa fronteira sul. Continuaremos a cumprir esta missão vital", escreveu Hegseth na rede social X.
Trump ordenou o envio de 1.500 militares adicionais para a fronteira poucos dias após retornar à Casa Branca, e seu governo realizou batidas e detenções de imigrantes irregulares em várias cidades.
Alguns deles foram expulsos em aviões militares, o que provocou uma crise com a Colômbia, que pede para que sejam tratados com dignidade.
A segurança da fronteira é uma prioridade-chave para o presidente, que declarou emergência nacional na fronteira dos Estados Unidos com o México no primeiro dia de seu segundo mandato.
O efetivo enviado elevou o número de tropas em serviço ativo na área para cerca de 4.000.
Donald Trump "quer um controle operacional de 100% da fronteira" e "cumpriremos isso", publicou Hegseth no X antes de visitar a fronteira.
* AFP