Quatro pessoas morreram e 16 ficaram feridas em uma confusão na famosa mesquita Omíada, no centro de Damasco, nesta sexta-feira (10), disse uma autoridade de saúde à mídia estatal.
"O diretor de Saúde de Damasco, Mohamed Akram Matuq, anunciou que o saldo final da infeliz debandada que ocorreu hoje na mesquita Omíada e seus arredores é de quatro mortos e 16 feridos", disse um comunicado publicado pela agência estatal de notícias Sana.
O governador da capital síria, Maher Marwan, disse anteriormente à Sana que o tumulto ocorreu durante "a organização de um evento civil" no templo.
Um fotógrafo que colabora com a AFP e estava no local viu grandes multidões reunidas perto da mesquita enquanto alimentos eram distribuídos.
Ghina, que estava no templo para as orações de sexta-feira, contou que viu "pessoas carregando uma senhora idosa com o rosto ensanguentado" que parecia estar morta.
As autoridades investigarão e "tomarão medidas urgentes para evitar a recorrência de tais incidentes em locais públicos", acrescentou o governador Maher Marwan.
Segundo a mídia local, a confusão ocorreu durante um evento de distribuição gratuita de alimentos organizado por um chef conhecido nas redes sociais, que atraiu centenas de pessoas.
O youtuber, conhecido como Chef Abu Omar, dono de um restaurante em Istambul, publicou um vídeo dos preparativos para distribuição de comida na mesquita Omíada.
O ministro das Relações Exteriores italiano, Antonio Tajani, que estava visitando Damasco, esteve na mesquita algumas horas antes.
* AFP