O Ministério da Defesa alemão anunciou, nesta quarta-feira (15), que suspenderá sua atividade na plataforma X do bilionário americano Elon Musk, lamentando a dificuldade de manter uma "troca objetiva de argumentos" na rede social.
"Suspenderemos nossa conta do X a partir de 15 de janeiro e não postaremos proativamente até novo aviso", disse o ministério em um breve comunicado, justificando sua decisão pela dificuldade crescente de manter "uma troca objetiva de argumentos".
Este é o primeiro ministério de segurança a tomar tal decisão na Alemanha.
O ministério disse que se reserva o direito de reagir "excepcionalmente" na plataforma X, por exemplo, no caso de uma "campanha de desinformação".
Desde sua compra em 2022 por Elon Musk, o X (antigo Twitter) foi acusado por muitos meios de comunicação e usuários de espalhar informações falsas e de não alocar recursos suficientes para moderar as conversas na plataforma.
Um fervoroso apoiador de Donald Trump, o empresário defende uma visão radical da liberdade de expressão, rejeitando qualquer forma de censura.
Até o momento, o governo alemão tem defendido a necessidade de manter sua presença na plataforma, já que "é preciso estar onde as pessoas estão buscando informações".
O apoio público de Musk ao partido de extrema direita AfD nas últimas semanas provocou indignação entre os partidos do governo alemão.
* AFP