Pelo menos dois trabalhadores morreram e 35 ficaram feridos na quinta-feira por um vazamento de gás ácido em uma refinaria em Deer Park, no Texas, propriedade da Petróleos Mexicanos (Pemex), confirmou o governo do México nesta sexta-feira (11).
"Infelizmente temos dois mortos, dois trabalhadores que estavam na área afetada e que receberam o impacto direto do gás", declarou o diretor da Pemex, Víctor Rodríguez Padilla, nesta sexta, especificando que os corpos foram recuperados durante a madrugada após o gás "completamente nocivo" ter sido dispersado.
Mais de 35 trabalhadores receberam atendimento médico, dos quais 13 permanecem hospitalizados, segundo o dirigente.
Padilla afirmou que as vítimas são funcionários de empresas terceirizadas de manutenção. "A equipe é dos Estados Unidos, estamos em contato com as famílias", detalhou.
Na noite de quinta-feira, a chancelaria mexicana revelou, por sua vez, que não conhecia identidade e nacionalidade dos atingidos.
Após o acidente, as operações da refinaria, que produz quase 300.000 barris por dia, foram reduzidas ao mínimo e uma investigação foi iniciada para determinar as causas do acidente, acrescentou Padilla.
No momento do incidente, as autoridades de Deer Park pediram à população que não saísse às ruas, fechasse portas e janelas e desligasse os ares-condicionados.
Em 21 de janeiro de 2022, a Pemex fechou a compra da refinaria de Deer Park por 596 milhões de dólares (3,08 bilhões de reais).
* AFP