O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, anunciou que assinará nesta quinta-feira (27) um acordo de segurança com a União Europeia (UE) para promover "a paz e a prosperidade" no continente.
Zelensky, que enfrenta há mais de dois anos a invasão russa, está nesta quinta-feira em Bruxelas, poucos dias após a UE anunciar o início das negociações para a adesão da Ucrânia ao bloco.
"Assinaremos três acordos de segurança, um deles com a UE em seu conjunto", escreveu o presidente em sua conta na rede social X.
"Pela primeira vez, o acordo consagrará o compromisso dos 27 Estados-membros de oferecer amplo apoio à Ucrânia, independente de qualquer mudança institucional interna", acrescentou.
A Ucrânia já assinou 17 acordos bilaterais de segurança similares, com países como Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido e Japão.
Embora não sejam pactos de defesa mútua em caso de agressão, os acordos comprometem os signatários a apoiar a Ucrânia com ajuda militar, financeira, humanitária e política durante vários anos.
"Cada passo que damos nos aproxima do nosso objetivo histórico de paz e prosperidade em nossa residência comum europeia", afirmou Zelensky.
* AFP