O presidente russo, Vladimir Putin, atribuiu, nesta quarta-feira (5), os problemas jurídicos de Donald Trump, condenado por acusações criminais, a uma "luta política interna" entre democratas e republicanos antes das eleições presidenciais americanas em novembro.
"É óbvio em todo o mundo que a acusação de Trump (...) por acusações baseadas em fatos que aconteceram há anos, sem evidência direta, é um mero uso do sistema judicial em uma luta política interna", declarou Putin em uma entrevista em São Petersburgo com representantes da imprensa estrangeira.
O ex-líder republicano, que está buscando retornar à Casa Branca, foi considerado culpado na semana passada de falsificar registros comerciais para encobrir um escândalo sexual nos últimos estágios da campanha presidencial de 2016. Sua sentença deve ocorrer em 11 de julho.
Putin chamou de "ridícula" a alegação de que Trump, que às vezes expressou admiração pelo líder russo, é um candidato mais favorável a Moscou do que seu rival, o presidente Joe Biden.
"Não acreditamos que, após a eleição, haverá qualquer mudança com relação à Rússia e à política dos EUA", disse ele.
"Em geral, para nós, não há diferença" entre Biden e Trump, disse ele.
* AFP