O líder da região russa da Chechênia, Ramzan Kadyrov, anunciou no domingo que as forças russas tomaram a cidade fronteiriça de Ryzhivka, na região de Sumy, no norte da Ucrânia.
Até o momento, o Ministério da Defesa da Rússia e as autoridades ucranianas não se pronunciaram sobre a afirmação de Kadyrov.
A região de Sumy fica na fronteira norte da Ucrânia e não tem uma presença significativa de tropas russas desde o início do conflito em 2022.
Kadyrov afirmou que combatentes de seu batalhão Akhmat "em conjunto com soldados de outras unidades russas realizaram operações táticas e libertaram outro assentamento do inimigo".
"Trata-se da localidade de Ryzhivka, na fronteira com a região de Kursk", acrescentou o líder checheno no Telegram.
"Como resultado das ações de ataque efetuadas em larga escala, o lado ucraniano sofreu muitas perdas e teve que recuar", disse.
A AFP não conseguiu verificar o relato de Kadyrov com fontes independentes.
Yuriy Zarko, prefeito do município ucraniano, negou que Ryzhivka tenha sido tomada e afirmou à televisão estatal que não há tropas russas na cidade.
Em maio, o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, alertou que a Rússia estava reunindo tropas na fronteira norte, em previsão a uma possível nova ofensiva.
As autoridades iniciaram uma operação de retirada de moradores de algumas áreas de fronteira na região de Sumy, alegando o risco de ataques russos.
* AFP