Pelo menos quatro pessoas morreram e mais de dez estão desaparecidas após as fortes chuvas e enchentes que atingiram o sul da China, enquanto o norte registra as temperaturas mais elevadas do ano, informou a imprensa estatal nesta terça-feira (18).
As tempestades que caíram em algumas áreas da província de Fujian, causaram quatro mortos, informou a agência estatal de notícias Xinhua, citando o gabinete central de controle de inundações do condado de Shanghang.
Mais de 66.000 pessoas no condado foram afetadas pelo clima extremo, disse a Xinhua, acrescentando que a infraestrutura de comunicação e eletricidade não foi restabelecida completamente.
Os deslizamentos de terra em Meizhou, na província de Guangdong (sul), deixaram um balanço de cinco mortos e 15 desaparecidos na segunda, disse a rede estatal CCTV.
As imagens da emissora mostraram veículos capotados e edifícios danificados perto de Meizhu, com moradores abrindo passagem pelas ruas cheias de barro e escombros para tentar salvar seus pertences.
Outras imagens mostraram trechos de autoestradas destruídos por deslizamentos de terra e socorristas com coletes salva-vidas dirigindo lanchas para chegar às pessoas presas.
O presidente chinês, Xi Jinping, pediu aos funcionários dos serviços de emergência que "façam tudo que for possível para responder às situações de desastre e que façam um bom trabalho de resgate", informou a Xinhua nesta terça.
* AFP