Um candidato a um órgão de fiscalização municipal foi assassinado no estado mexicano de Michoacán (oeste) horas antes do início das eleições gerais deste domingo (2), informou o Ministério Público regional.
Trata-se de Israel Delgado, de 35 anos, aspirante a administrador (controlador) da cidade de Cuitzeo, que foi baleado na noite de sábado perto de sua casa, informou o MP de Michoacán em um comunicado.
Desde setembro do ano passado, quando o processo eleitoral começou com as disputas internas dos partidos, cerca de 26 candidatos foram assassinados. A ONG Data Cívica registra cerca de trinta crimes.
Somente nesta semana, quatro candidatos foram mortos a tiros, o último deles na última sexta-feira, no estado central de Puebla.
Devido a uma série de ataques e à presença de supostos criminosos, as autoridades de Chiapas (sul) decidiram suspender as eleições em dois municípios do estado que faz fronteira com a Guatemala.
De acordo com a promotoria de Michoacán, Delgado, candidato de uma coalizão de centro-esquerda, foi atacado por dois homens em uma motocicleta que fugiram.
Essa região tem sido uma das mais atingidas pela violência política, um fenômeno que vem aumentando no México desde 2018 e por trás do qual organizações do crime organizado estão lutando pelo controle de territórios e buscando coagir as autoridades locais.
* AFP