O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, participará, em 6 de junho, da comemoração na França do 80º aniversário do Desembarque na Normandia, anunciou, nesta terça-feira (28), seu contraparte francês, Emmanuel Macron, durante uma visita de Estado à Alemanha.
"Terei a oportunidade, quando o presidente Zelensky visitar a França para o Dia D, na semana que vem, de recebê-lo e nesse momento expressar-lhe muito precisamente o que faremos" para seguiir apoiando a Ucrânia, afirmou Macron durante uma coletiva de imprensa na Alemanha com o chefe de Governo alemão, Olaf Scholz.
"Não farei comentários sobre o que foram comunicações descoordenadas e infelizes", acrescentou, em resposta a uma pergunta sobre o possível envio de instrutores militares franceses à Ucrânia, invadida pela Rússia em fevereiro de 2022.
O Desembarque dos aliados na Normandia foi uma etapa crucial da libertação da Europa do jugo nazista em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.
Foi o maior da história quanto ao número de navios que participaram: de 6.939 navios 132.700 homens desembarcaram na região francesa, principalmente britânicos, americanos e canadenses.
As comemorações que ocorrerão em 6 de junho reunirão cerca de 25 líderes, incluindo o presidente americano, Joe Biden, e o rei britânico, Charles III.
A Rússia será convidada para a cerimônia em reconhecimento à sua contribuição para a vitória sobre a Alemanha nazista, mas seu presidente, Vladimir Putin, não será chamado devido à "guerra de agressão" russa na Ucrânia, anunciou o organizador das comemorações em meados de abril.
* AFP