Cinco membros do partido Movimento Cidadão ficaram feridos nesta segunda-feira (27) após um ataque armado no estado de Tamaulipas (nordeste), informaram as autoridades, a poucos dias das eleições em que o México escolherá o presidente e milhares de cargos locais.
A agressão, perpetrada "por civis armados a bordo de uma caminhonete", ocorreu na estrada que liga as cidades de Victoria e Matamoros, na altura da entrada do município de Jiménez, indicou a Secretaria de Segurança estadual em suas redes sociais.
"Confirmamos 5 feridos, integrantes do partido Movimento Cidadão", acrescentou a secretaria, sem oferecer detalhes sobre a identidade dos agredidos.
Tamaulipas, estado fronteiriço com os Estados Unidos, é frequentemente atingido pela violência de grupos do crime organizado, dedicados principalmente ao tráfico de drogas e de migrantes.
O ataque também ocorre em meio a uma onda de violência contra candidatos às eleições do próximo dia 2 de junho, que também afetou prefeitos e outros funcionários.
Desde o dia 23 de setembro passado, quando começou o processo eleitoral, pelo menos 29 candidatos a cargos locais foram assassinados, segundo um levantamento da organização civil Data Cívica.
O Movimento Cidadão (centro-esquerda), partido que governa os estados de Nuevo León (nordeste) e Jalisco (oeste) - dois dos mais prósperos e populosos do México - ocupa um distante terceiro lugar na corrida presidencial, segundo diversas pesquisas.
As eleições do próximo domingo serão as maiores da história do México, nas quais, além do presidente, serão escolhidos congressistas, nove dos 32 governadores e milhares de funcionários locais.
* AFP