O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, realizará uma visita oficial à China, um importante aliado diplomático e econômico de Moscou, na segunda e terça-feira (8 e 9), anunciou seu gabinete em comunicado neste domingo (7).
Durante sua visita, Lavrov planeja se reunir com seu homólogo chinês, Wang Yi, com quem discutirá "questões relacionadas à cooperação bilateral" e "internacional", acrescenta a nota de imprensa.
Também está prevista uma conversa sobre "temas latentes", segundo o ministério, que citou "a crise ucraniana e a situação na região Ásia-Pacífico".
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, confirmou a visita de Lavrov em um comunicado separado.
As relações entre Moscou e Pequim foram fortalecidas desde o início da ofensiva russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022.
A China, que se apresenta como parte neutra no conflito, mas que se tornou o principal parceiro econômico da Rússia nos últimos dois anos, defende um acordo político.
O Ocidente pede frequentemente que Pequim utilize sua influência sobre Moscou para que desempenhe um papel mais ativo na resolução do conflito.
* AFP