Centenas de agricultores protestaram na noite desta segunda-feira na Holanda com bloqueios de estradas e incêndios, informaram a polícia e a imprensa local.
Essa foi uma nova manifestação em meio a uma onda de protestos na Europa para exigir uma redução dos impostos sobre o combustível, preços melhores para seus produtos e um alívio nas regulamentações ambientais da União Europeia (UE).
As manifestações "causaram situações de insegurança nas estradas e a polícia interviu", publicou na rede social X a polícia da região central de Gelderland. "As manifestações são permitidas dentro dos limites da lei, mas esse não foi o caso aqui."
Agricultores holandeses e belgas protestam desde a última quinta-feira, somando-se a produtores de outras partes da Europa em um movimento que eclodiu na França em janeiro e se propagou pela Alemanha, Polônia, Romênia e Grécia.
Os produtores expressaram aborrecimento com o que consideram regulamentações excessivamente restritivas sobre a agricutura e a concorrência desigual, entre outras queixas.
* AFP