As forças russas capturaram soldados ucranianos em Avdiivka, epicentro dos combates no leste da Ucrânia, informou Kiev nesta sexta-feira (16), depois que seu Exército se retirou de uma posição ao sul dessa cidade.
"As forças ucranianas estavam se deslocando para novas posições", afirmou Oleksander Tarnavski, o general ucraniano responsável por essa área.
"Infelizmente, durante uma dessas saídas vários de nossos soldados foram capturados", acrescentou.
A Ucrânia, em inferioridade númerica e material, resiste desde outubro a contínuos ataques russos contra essa localidade na bacia de Donbas.
Mais cedo, o Exército anunciou que havia se retirado de uma posição ao sul da cidade.
"Mantivemos essa posição enquanto podíamos dissuadir e destruir de maneira eficaz o inimigo. A decisão de se retirar foi tomada para poupar pessoal e melhorar a situação operacional", escreveu no Telegram Oleksander Tarnavski.
Avdiivka tornou-se um símbolo da resistência das forças de Kiev enquanto se aproxima o segundo aniversário do início da invasão lançada por Moscou contra essa ex-república soviética em 24 de fevereiro de 2022.
Sua conquista representaria o avanço mais significativo para a Rússia desde a tomada de Bakhmut em maio de 2023, após meses de intensos combates que deixaram milhares de mortos.
* AFP