O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, teve, nesta sexta-feira (16), uma conversa "sincera" e "construtiva" com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, no âmbito de uma conferência de segurança na cidade alemã de Munique.
As tensões entre as duas potências relacionadas à proximidade da China com a Rússia, o status de Taiwan, o comércio e os direitos humanos diminuíram no último ano.
Em seu encontro, Blinken enfatizou a "importância de continuar implementando os progressos feitos", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.
Ele também destacou a relevância de manter a paz e a estabilidade em torno de Taiwan e expressou a preocupação de Washington com a proximidade entre Pequim e Moscou apesar da guerra lançada pela Rússia contra a Ucrânia.
O ministro das Relações Exteriores chinês disse que ambos os países devem "promover um desenvolvimento sensato, estável e sustentável das relações bilaterais", de acordo com a agência de notícias oficial Xinhua.
A agência afirmou que ambos os diplomatas tiveram "uma conversa sincera, substancial e construtiva".
As relações entre Washington e Pequim se estabilizaram especialmente a partir de novembro, após uma cúpula entre o o presidente chinês, Xi Jinping, e seu contraparte norte-americano, Joe Biden, em San Francisco.
Um dos frutos dessa reunião foi a viagem de uma delegação americana à China em fevereiro para iniciar conversas sobre como interromper a produção e o comércio de fentanil.
* AFP