Um ataque russo com drones e mísseis provocou três mortes na cidade portuária de Odessa, no sul da Ucrânia, informou a polícia ucraniana na véspera do segundo aniversário do início da invasão executada pela Rússia.
"As tropas russas atacaram Odessa mais uma vez com drones e mísseis", anunciou a polícia ucraniana no Telegram. "Três pessoas morreram no bombardeio", acrescenta a nota.
O ataque também provocou um incêndio em uma infraestrutura civil que já foi controlado, segundo a polícia.
Na região de Dnipropetrovsk, no centro-leste do país, o governador Sergiy Lisak citou uma "noite de terror", com socorristas procurando pessoas "entre os escombros de um edifício gravemente atingido e com apartamentos completamente destruídos".
O Estado-Maior ucraniano relatou ataques noturnos com drones e mísseis russos e afirmou que suas defesas neutralizaram 23 aeronaves não tripuladas.
As forças de Kiev estão em uma situação "extremamente difícil" no front, segundo o presidente Volodimir Zelensky, após o fracasso da contraofensiva do ano passado e devido à falta de munições.
Na semana passada, as forças de Kiev se retiraram da localidade de Avdiivka na frente leste, após meses de combates violentos. Na quinta-feira, o Exército russo reivindicou a conquista da localidade de Pobeda, também no leste.
* AFP