O Exército da Coreia do Sul afirmou que a Coreia do Norte disparou, neste domingo (17), um míssil balístico na direção do Mar do Leste, também conhecido como Mar do Japão.
"Nossos militares detectaram um suposto míssil balístico de curto alcance disparado da região de Pyongyang em direção ao Mar do Leste", declarou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.
Segundo o comunicado, o Exército reforçou seu sistema de alerta e "compartilhou informações" sobre o lançamento com Estados Unidos e Japão.
O Ministério da Defesa japonês também afirmou que a Coreia do Norte disparou "o que parece ser um míssil balístico".
Esse incidente acontece um dia depois de Coreia do Sul e Estados Unidos advertirem Pyongyang de que qualquer ataque nuclear contra eles significará "o fim do regime norte-coreano".
Os dois aliados tiveram uma reunião do Grupo Consultivo Nuclear, onde abordaram a dissuasão nuclear em caso de conflito com a Coreia do Norte.
O lançamento também ocorreu para marcar o aniversário da morte do líder norte-coreano Kim Jong-il, pai do atual mandatário, Kim Jong-un, falecido em 17 de dezembro de 2011.
No ano passado, a Coreia do Norte se declarou como uma potência nuclear "irreversível" e reiterou, em diferentes ocasiões, que nunca abandonará seu programa nuclear.
Em novembro, Pyongyang pôs em órbita, com sucesso, um satélite-espião militar e, desde então, afirmou que o dispositivo lhe fornece imagens das principais instalações militares dos EUA e da Coreia do Sul.
* AFP