A guarda-costeira do Japão efetuou buscas nesta sexta-feira (1º, noite de quinta no Brasil) no fundo do mar pelos destroços de um avião militar americano Osprey envolvido em um acidente esta semana, mas sem qualquer sinal dos sete tripulantes desaparecidos.
O CV-22B Osprey caiu na quarta-feira perto da ilha de Yakushima durante uma missão rotineira de treinamento, com oito tripulantes a bordo.
Um homem foi encontrado e posteriormente declarado morto. A guarda-costeira japonesa indicou nesta sexta que os outros sete continuam desaparecidos, apesar da varredura.
"Até o momento não há novas pistas sobre os indivíduos desaparecidos", indicou a guarda-costeira em nota.
"Hoje, além da busca com barcos de patrulha e aeronaves, planejamos continuar as buscas submersas, incluindo áreas onde o sonar de varredura lateral mostrou ontem [quinta-feira] imagens de eco diferentes das do fundo marinho", acrescentou.
Mergulhadores investigaram na quinta-feira outros objetos não identificados encontrados a 30 metros de profundidade no mar que resultaram ser rochas.
Fotos do local depois do acidente mostraram o que parecia ser um bote salva-vidas amarelo e outros destroços.
O Osprey, que pode operar como um helicóptero ou como um avião de asas fixas, esteve envolvido em uma série de acidentes mortais nos últimos anos.
A aeronave de uso militar foi desenvolvida por Bell Helicopters e Boeing.
* AFP