O Equador apreendeu, neste sábado (18), 1,2 tonelada de cocaína escondida dentro de um contêiner que levava abacaxis para a Itália, elevando a quase 190 toneladas a quantidade de drogas apreendidas este ano, informou a polícia.
Um cão deu o alerta no porto de Guayaquil (sudoeste), onde os policiais encontraram "1.230 envólucros em formato retangular tipo bloco", embalados com a fruta e que testaram "positivo para cocaína totalizando 1 tonelada e 227 quilos (...), tendo como destino a Itália", disse o coronel da polícia Marco Narváez durante coletiva de imprensa.
Os pacotes estavam marcados com as letras VL. Outros tinham o desenho de uma palmeira e a letra P.
"Ao longo do ano de 2023, a polícia nacional (...) conseguiu apreender 189 toneladas em nível nacional", acrescentou Narváez, destacando que 82 delas foram confiscadas na chamada Zona 8, que abrange as cidades de Guayaquil, Durán e Samborondón, e é uma das mais violentas do país.
Situado entre a Colômbia e o Peru, os maiores produtores de cocaína do mundo, o Equador apreendeu 526 toneladas de drogas em dois anos e meio do governo do presidente Guillermo Lasso, que assumiu o cargo em maio de 2021.
Este ano foi registrado o recorde atual de apreensões de entorpecentes, com 210 toneladas.
Juntamente com as apreensões aumentou a violência. Entre 2018 e 2022, os homicídios quadruplicaram, alcançando o recorde de 26 por 100.000 habitantes.
Especialistas estimam que este ano a taxa de homicídios chegará a 40 por 100.000 habitantes.
* AFP