O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, reúne-se nesta segunda-feira (25) com seu homólogo do Azerbaijão, Ilham Aliyev, no enclave azerbaijano de Nakhchivan, informou neste domingo (24) a Presidência turca.
Os "últimos acontecimentos" no território separatista de Nagorno-Karabakh estarão no centro da reunião, disse a Presidência em um comunicado.
Em junho, os dois aliados disseram que queriam intensificar seus esforços para abrir um corredor terrestre, conhecido como Zangezur, que une a Turquia ao território principal do Azerbaijão através do enclave de Nakhchivan e da Armênia, um projeto complexo e de longa data.
O exército do Azerbaijão lançou na terça-feira uma ofensiva militar contra o enclave separatista de Nagorno-Karabakh, habitado principalmente por armênios e que já foi palco de uma guerra em 2020 que permitiu a Baku reconquistar grandes porções de território.
O presidente turco expressou repetidamente seu "apoio" ao Exército de Baku esta semana.
Depois de apenas 24 horas de combates, as autoridades de Nagorno-Karabakh depuseram as armas na quarta-feira e as negociações começaram no dia seguinte, sob a mediação de Moscou, para a reintegração ao Azerbaijão do território separatista. Alguns especialistas acreditam que Baku poderia agora tentar aproveitar sua vantagem e lançar operações no sul da Armênia para criar uma continuidade territorial com o enclave de Nakhchivan.
* AFP