Pelo menos 48 pessoas morreram em duas semanas no Nepal devido a enchentes e deslizamentos de terra causados por chuvas de monção. Outras 13 vítimas foram levadas por um rio e estão desaparecidas, informaram autoridades nesta quinta-feira(13).
"Fortes chuvas no final da monção causaram deslizamentos de terra e inundações nas regiões oeste do país", disse à AFP Pradip Kumari Koirala, chefe de gestão de desastres.
"Estamos realizando operações de resgate e distribuição de suprimentos de socorro nessas áreas com as forças de segurança e outras agências, conforme a situação do clima melhora", acrescentou.
Treze pessoas em Rachuli, uma cidade isolada na província de Karnali, foram arrastadas pelo rio Tila no domingo e a esperança de encontrá-las "é baixa", disse à AFP o funcionário municipal Saroj Adhikari.
Cerca de 700 montanhistas estrangeiros e nepaleses ficaram retidos por 48 horas no início da semana nos distritos do oeste do Nepal. A maioria foi resgatada ou conseguiu continuar sua jornada, mas alguns permanecem bloqueados.
Koirala informou que as autoridades mobilizaram tratores e engenheiros para limpar as estradas e colocaram helicópteros de prontidão em caso de resgate de emergência.
A monção, que traz ao sul da Ásia entre 70% e 80% de suas chuvas anuais, é difícil de prever, mas, segundo os cientistas, está se tornando mais forte e irregular devido às mudanças climáticas.
* AFP