Os ministros das Relações Exteriores dos países da União Europeia (UE) iniciarão na terça-feira (30) em Praga um debate sobre a suspensão do acordo de facilitação de vistos entre o bloco e a Rússia, que data de 2007, informou um diplomata europeu.
De acordo com a fonte, a ideia é iniciar no mês de setembro o procedimento de suspensão do acordo, para completá-lo em outubro.
"Não podemos manter a política de vistos como até o momento", disse o diplomata.
Na visão desta fonte, o acordo sobre facilitação de vistos com a Rússia "será o primeiro passo". Ele disse que a medida é um "símbolo".
"O turismo não é um direito humano", acrescentou o diplomata, para quem um próximo pacote de sanções da UE contra a Rússia já poderia incluir o congelamento do acordo sobre vistos.
Ele acrescentou, no entanto, que a medida incluiria exceções relacionadas à sociedade civil russa, casos humanitários e estudantes.
Como parte das sanções contra a Rússia pela guerra na Ucrânia, a UE já adotou restrições de visto para funcionários do governo russo ou empresários próximos ao Kremlin, mas a discussão agora se concentra no bloqueio aos vistos de turismo, uma ideia que gera muitas divergências.
* AFP