Irã e Arábia Saudita retomaram o diálogo em Bagdá, após uma "suspensão" das negociações entre estas duas potências regionais rivais - informou um funcionário de alto escalão do governo iraquiano neste sábado (23).
"O diálogo foi retomado na quinta-feira passada em Bagdá", disse à AFP esta mesma fonte, que pediu para não ser identificada.
A agência de notícias iraniana confirmou a reunião, que contou com a presença de "altos funcionários da secretaria do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã e do chefe do serviço de Inteligência saudita".
"Está prevista uma reunião conjunta entre os chanceleres de ambos os países em um futuro próximo", acrescentou a agência, que descreveu um "ambiente positivo no último encontro, que despertou a esperança de que as relações bilaterais sejam retomadas".
A Arábia Saudita (sunita) e o Irã (xiita) romperam relações em 2016, depois que manifestantes da República Islâmica atacaram missões diplomáticas sauditas em reação à execução de um importante clérigo xiita.
As duas potências rivais manifestaram, no entanto, seu desejo de superar suas diferenças e retomaram as negociações que foram tornadas públicas pela primeira vez em abril de 2021.
Iniciadas na quinta-feira, estas conversas são a quinta rodada de negociações no Iraque, país que faz fronteira com Irã e Arábia Saudita.
* AFP