A coalizão militar liderada pela Arábia Saudita no Iêmen disse nesta sexta-feira (5) que matou 126 rebeldes houthis nas últimas 24 horas em novos ataques perto de Marib, o último reduto leal no norte do país, devastado pela guerra.
A coalizão, que apoia o governo desde 2015, anuncia todos os dias há quase um mês que matou vários rebeldes em ataques aéreos, mas esses balanços não puderam ser verificados de forma independente e os houthis raramente informam suas perdas.
"Dezesseis veículos militares foram destruídos e 126 elementos terroristas foram eliminados" nas últimas 24 horas, disse a coalizão em um comunicado divulgado pela agência oficial de notícias saudita SPA.
Os ataques foram direcionados a duas regiões em torno da província de Marib, rica em petróleo, Al-Jawf (norte) e Al-Bayda (sul).
A coalizão também atacou, dentro da província, a cidade de Sirwah, ao oeste da capital provincial, Marib.
Desde 2014, as forças pró-governamentais travam uma guerra contra os huthis, apoiados pelo Irã e que controlam boa parte do norte do país, inclusive a capital, Sanaa.
Em sete anos de guerra, dezenas de milhares de pessoas, civis em sua maioria, morreram e milhões foram deslocados, segundo organizações internacionais.
* AFP