As forças de segurança nigerianas resgataram cerca de 200 vítimas de sequestro em operações contra acampamentos de grupos criminosos nas florestas do noroeste do país - anunciou a polícia.
O noroeste e o centro da Nigéria enfrentam um aumento nos ataques, saques e sequestros em massa feitos por grupos criminosos locais.
As pessoas resgatadas - 187 homens, mulheres e crianças - foram libertadas no estado de Zamfara. As vítimas haviam levadas como reféns em ataques cometidos em separado por estes grupos, relatou a polícia na noite de quinta-feira.
A polícia divulgou fotografias de dezenas de homens, mulheres e crianças sentados no chão, após serem libertados.
"As vítimas sequestradas que passaram várias semanas em cativeiro foram libertadas, sem condições, após importantes operações de busca e resgate que duraram horas", disse o porta-voz da polícia estadual de Zamfara, Mohamed Shehu, em um comunicado.
Esse resgate faz parte de uma operação militar de maior envergadura em curso em Zamfara e em outros estados do noroeste há semanas. A ação incluiu a interrupção das telecomunicações para isolar as gangues criminosas.
Na semana passada, o Exército disse ter "neutralizado" cerca de 300 criminosos durante essas operações, mas a violência continua.
Na terça-feira (12), pelo menos 100 criminosos atacaram a localidade de Kuryan Madaro, em Zamfara. Segundo moradores locais, 14 pessoas foram mortas. Os invasores também levaram dinheiro e telefones celulares.
* AFP