As forças antinarcóticos da Guatemala encontraram uma tonelada de cocaína abandonada entre plantações no município de Livingston, informou a polícia neste domingo (5).
A operação conjunta foi realizada por agentes antidrogas da polícia, do Ministério Público e do Exército, indicou esta última instituição em suas redes sociais.
O carregamento de drogas estava distribuído em 40 sacos e foi localizado primeiro pelos militares e depois guardado e registrado pela procuradoria e a polícia. Também foram encontrados cinco rifles e mais de 300 munições.
Uma hipótese sugere que a cocaína pode ter sido descarregada no local de um avião para ser recolhida por traficantes da região. Ninguém foi detido.
A Guatemala e vários países da América Central são usados por cartéis internacionais que, com a ajuda de criminosos locais, traficam carregamentos de drogas e lavam dinheiro, atividades que afetam a violência criminal que assola a região.
Segundo os Estados Unidos, 90% da cocaína que chega ao país passa em pequenos aviões, barcos e até submarinos pelo México e a América Central.
* AFP