Três pessoas morreram e outras 20 foram sequestradas, entre elas 15 estudantes, em um colégio agrícola do estado de Zamfara, no noroeste da Nigéria, informaram nesta segunda-feira (16) funcionários do estabelecimento.
"Homens armados não identificados atacaram a escola às 22h00 (18h00 no horário de Brasília) no domingo. Mataram três pessoas e sequestraram 20, incluindo 15 estudantes", declarou à AFP um funcionário, Aminu Khalid Maradun.
Os outros cinco sequestrados são funcionários e membros de suas famílias.
"Os homens armados entraram à força na escola (...) e levaram reféns. Mataram três membros da equipe de segurança em um tiroteio", declarou à AFP Abdullahi Aminu, responsável da administração.
O responsável da escola declarou, nesta segunda-feira, ter recebido um telefonema dos sequestradores, que afirmaram ter 20 reféns.
Gangues armadas, os "bandidos" como são chamados localmente operam no noroeste e centro da Nigéria, realizando ataques, saques e sequestros aos moradores, de quem roubam o gado e queimam as casas.
Cerca de 1.000 alunos foram sequestrados desde dezembro de 2020, a maioria nos Estados do noroeste e centro, segundo a ONU.
A maioiria foi libertada, mas alguns estão há meses nas mãos de seus sequestradores.
* AFP