A Guatemala registrou o primeiro caso da cepa lambda do coronavírus-19 em meio a um alarmante aumento dos contágios pela pandemia, informou nesta sexta-feira (20) o presidente Alejandro Giammattei.
"A situação se complica ainda mais com a confirmação do laboratório nacional de saúde que ontem confirmou a presença no país de uma nova variante, ou seja, a quinta, chamada lambda", disse o presidente em rede nacional pedindo à população para reforçar as medidas de higiene e evitar aglomerações.
O contagiado é um homem de 45 anos que mora em um povoado ao leste da capital, próximo à fronteira com Honduras, mas ele não deixou seu país. O ministério da Saúde investiga como ele contraiu o vírus.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a variante lambda, originada no Peru, pode ser mais perigosa do que a cepa original, além de ser mais facilmente transmitida.
Desde a sexta-feira passada, a Guatemala está sob um novo estado de calamidade e restabelecerá a partir de domingo um toque de recolher noturno como medida para conter o aumento de casos de covid-19 atribuído à variante delta.
O país centro-americano, com cerca de 17 milhões de habitantes, soma até esta sexta-feira 433.339 casos e 11.372 mortes pela covid-19, enquanto os contágios superam os 5.000 diários.
* AFP