Restaurantes, pubs e outros bares na Irlanda poderão abrir sua parte interna, a partir desta segunda-feira (26), para receber clientes que já tenham sido vacinados, ou que tenham se recuperado da covid-19 nos últimos seis meses.
De acordo com as orientações do governo, o serviço será feito exclusivamente à mesa e com um máximo de seis pessoas por grupo. Menores acompanhados de pessoas vacinadas, ou que se recuperaram da doença, também poderão entrar nestes estabelecimentos.
O horário de funcionamento será até as 23h30.
O setor de restauração irlandês foi um dos que sofreram mais restrições na Europa durante a pandemia.
Esta flexibilização das medidas anticovid-19 permitirá a reabertura de 3.000 pubs na Irlanda, "pela primeira vez desde março de 2020", informou a Federação de Viticultores da Irlanda (VFI, na sigla em inglês), sindicato que reúne 4.000 proprietários de pubs.
A VFI considerou as novas regras "custosas" e "complicadas de aplicar" e pediu a eliminação, "o quanto antes", da obrigação de verificar a vacinação dos clientes.
No sábado (24), mais de mil pessoas se aglomeraram em frente à residência do primeiro-ministro, em Dublin, para protestar contra o passaporte sanitário anticovid-19.
A vacinação foi amplamente aceita na Irlanda, um país com cerca de 5 milhões de pessoas.
Ontem (25), o chefe do serviço de saúde irlandês, Paul Reid, afirmou que mais de 68% dos adultos já estão totalmente vacinados contra a covid-19, que deixou 5.026 mortos no país.
* AFP