As autoridades de El Salvador desmantelaram neste domingo (20) uma rede de 27 pessoas, incluindo um policial, que operava em um grupo de extermínio no departamento La Unión, no sudeste do país, informou o procurador-geral, Raúl Melara.
"Durante a madrugada, temos executado a Operação Tempestade do Golfo, nos municípios de San Alejo, Yayantique e La Unión, para desarticular o Grupo de extermínio El Diablo de Cordoncillo", disse Melara no Twitter.
Entre os presos está o suposto líder do grupo criminoso, Efraín Gutiérrez; um agente da Polícia Nacional Civil (PNC) que não foi identificado; e outras 25 pessoas entre "executores, financiadores e colaboradores", explicou o procurador.
O grupo, se dedicava a "assassinato e extorsão", recebia há sete anos ajuda financeira do estrangeiro, e obtinham da Polícia "informação privilegiada" para agir, disse a procuradoria.
Com 6,6 milhões de habitantes, El Salvador foi em 2019 um dos países sem guerra mais violentos do mundo, com 35,6 homicídios para cada 100.000 habitantes.
* AFP