Doze civis e 11 soldados foram mortos em ataques no centro do Mali, perto da fronteira com Burkina Faso, informou o Ministério da Defesa.
Os civis viajavam em um ônibus que ia para um mercado na cidade de Bankass e "seguia o comboio militar enviado para reforçar um posto avançado do Exército" que foi atacado na madrugada desta terça-feira (13), afirmou uma fonte policial.
O ônibus caiu em uma emboscada montada por supostos jihadistas. "Doze civis morreram, entre eles duas mulheres e um bebê", acrescentou. Um funcionário humanitário que trabalhava próximo ao local confirmou o relato.
Dois soldados malienses - e não três, como informaram inicialmente fontes policiais e humanitárias - morreram na emboscada do comboio, segundo o Exército, e nove no ataque anterior ao posto de avançada.
"Do lado inimigo, 13 terroristas (foram) abatidos e dois veículos, destruídos pela aviação militar", segundo o Ministério da Defesa.
O Mali vem lutando para conter uma insurgência jihadista que surgiu pela primeira vez no norte do país em 2012 e que, desde então, se espalhou para o centro do país e para os vizinhos Burkina Faso e Níger.
* AFP