O secretário de Estado americano Rex Tillerson afirmou nesta quinta-feira, em Adis Abeba, que Estados Unidos e Coreia do Norte ainda estão longe de negociações diretas pelo programa nuclear de Pyongyang.
"No que diz respeito a discussões diretas com Estados Unidos (e Coreia do Norte), ainda estamos longe de negociações, devemos ser muito lúcidos e realistas sobre este ponto", disse Tillerson na capital da Etiópia, primeira etapa de uma viagem pela África.
"Como o presidente Trump indicou, há sinais potencialmente positivos procedentes da Coreia do Norte por seu diálogo com a Coreia do Sul", completou.
Mas o chefe da diplomacia americana reduziu a importância das declarações.
Uma primeira etapa seria ter "discussões sobre discussões" para ver se "as condições estão corretas antes de começar a pensar em negociações", destacou Tillerson.
O presidente Donald Trump celebrou os sinais de abertura da Coreia do Norte a respeito da possibilidade de um diálogo com os Estados Unidos, mas pediu prudência e reafirmou que todas as opções estão sobre a mesa.
Os líderes da Coreia do Norte e da Coreia do Sul concordaram com uma reunião de cúpula em abril na Zona Desmilitarizada (DMZ), de acordo com Seul. O governo sul-coreano indicou que Pyongyang estaria disposto a interromper os testes nucleares e de mísseis e iniciar conversações.
cs-fb/fal/pa.zm/pb/mb/fp
* AFP