A Vietnam Airlines e a Air France assinaram uma parceria nesta terça-feira (10) para ampliar rotas entre Europa e Vietnã, para tentar capitalizar o crescente interesse turístico pelo Sudeste Asiático.
O acordo começa a valer a partir de 1º de novembro e pode ampliar os destinos do Vietnã dos três atuais para 20. Na Europa, os destinos nesta região subiriam de 14 para 70, segundo Patrick Roux, vice-presidente sênior da Air France-KLM.
A cooperação mais forte, que inclui horários de voos coordenados, vai dar uma base na região - atualmente, bem-servida com outras grandes companhias - à transportadora francesa.
As viagens de avião para o Sudeste Asiático explodiram nos últimos anos, com o Vietnã e sua crescente classe média como um destaque, seja como destino, ou como porta de entrada para a região.
Passageiros domésticos subiram para 28 milhões no ano passado, ante 12 milhões em 2012, de acordo com o Centro para Aviação.
Os vietnamitas também estão viajando cada vez mais para o exterior, tanto na região Ásia-Pacífico, quanto para destinos europeus.
A Vietnam Airlines disse que a parceria vai permitir que aeroportos na França e no Vietnã tornem-se centros de tráfego fundamentais.
Mais de 10 milhões de estrangeiros viajaram para o Vietnã no ano passado, uma alta de 26% em relação ao ano anterior.
* AFP