Diante de uma quadra lotada e contando com a rivalidade entre as torcidas, João Fonseca voltou a brilhar na quadra de saibro de Roland Garros nesta quinta-feira. Em um jogo tenso e equilibrado, o tenista carioca de 18 anos sofreu para vencer o francês Pierre-Hugues Herbert, 147º do ranking, por 3 sets a 0, parciais de 7/6 (7/4), 7/6 (7/4) e 6/4 em um jogo com 2h54 de duração.
Por que fizemos esta matéria?
asasdas das as
Como apuramos esta matéria?
adasdssd as
Quais os cuidados que tomamos para sermos justos?
qwewqwq qw
Em sua estreia, o número 65 do ranking da ATP já tinha conseguido uma vitória impactante ao superar o polonês Hubert Hurkacz também pelo placar de 3 sets a 0. Esta foi a terceira vitória do brasileiro em um Grand Slam.
Fonseca agora aguarda o vencedor do confronto entre o britânico Jack Drapper (5º da lista da ATP) contra o francês Gael Monfils (42º), para voltar a jogar pela terceira rodada. Eles vão fechar o programa desta quinta-feira na quadra central.
O primeiro set começou bem disputado, mas João Fonseca logo deu o ar da graça no saibro francês ao quebrar o serviço do rival para abrir vantagem na parcial. A resposta de Herbert, no entanto, foi imediata e na mesma moeda. Assim, com quatro games disputados, o embate ficou empatado em 2 a 2.
Explorando a potência de seu saque, o jovem tenista carioca criou dificuldades para o rival (encaixou seis aces contra três do adversário francês) e obteve 64% de seus pontos no primeiro serviço.
Em um duelo cheio de alternâncias e com mais duas quebras (uma de cada lado), o jogo ficou empatado em 6 a 6 e foi para o tiebreak. João abriu vantagem de 3 a 1, mas cometeu uma dupla falta e permitiu o empate.
Herbert também deu um ponto de presente ao brasileiro com uma dupla falta. João votou a abrir uma "gordura de dois pontos" e, com um ace, definiu o tiebreak em 7/4 em 54 minutos de partida.
O tom de equilíbrio marcou o início do segundo set, com os dois jogadores apostando na variação e golpes e na movimentação. O brasileiro voltou a emplacar mais dois aces neste começo, mas também cometeu duas duplas faltas apostando no risco de atuar no limite.
A exemplo da primeira parcial, o segundo set precisou ser decidido no tiebreak e a disputa foi dramática. O francês, abriu 3 a 0, mas Fonseca buscou a virada e chegou a 6 a 4. Com o saque na mão, ele fechou o jogo e levou também o segundo set, que teve 1h20min.
Com duas quebras para cada lado no 3º e 4º game, o terceiro set também foi disputado ponto a ponto. O cansaço, no entanto, fez o francês diminuir o ritmo. Ele não confirmou o seu serviço e viu João abrir vantagem no 7º game. Melhor fisicamente, o brasileiro administrou o jogo e venceu o set final por 6/4 e assegurou o seu segundo triunfo em Roland Garros.
DE MINAUR É ELIMINADO, ZVEREV E SINNER AVANÇAM
A surpresa desta quinta-feira em Roland Garros foi a derrota de Alex de Minaur, de virada, para Alexander Bublik (62º), do Casaquistão. Número 9 no ranking, o australiano abriu vantagem de duas parciais, mas amargou um revés de 3 sets a 2, 6/2, 6/2, 4/6, 3/6 e 2/6.
Alexander Zverev, 3º na lista da ATP, levou um susto, saiu atrás no placar contra o holandês Jesper de Jong (88º), mas buscou a reação. O alemão imprimiu um ritmo forte nos três sets seguintes e venceu o confronto por 3 a 1, parciais de 3/6, 6/1, 6/2 e 6/3.
Em jogo que marcou a aposentadoria do veterano Richard Gasquet, o italiano Jannik Sinner passeou na quadra de saibro de Roland Garros. O líder do ranking foi impiedoso com o rival e obteve uma vitória tranquila de 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/0 e 6/4.
Nas duplas, o brasileiro Fernando Romboli também teve o que comemorar em Roland Garros. Ao lado de John-Patrick Smith, ele derrotou Stefano TsiTsipas e Petros TsiTsipas por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 3/6 e 6/3.