A NBA vai voltar à China em 2025 pela primeira vez desde 2019 com dois jogos de pré-temporada em Macau, anunciou nesta sexta-feira (6) Mark Tatum, número dois da principal liga de basquete, confirmando informações da rede ESPN.
"Tenho o prazer de anunciar que o Brooklyn Nets e o Phoenix Suns vão disputar dois jogos de pré-temporada na Sands' Venetian Arena nos dias 10 e 12 de outubro de 2025", disse Tatum durante uma coletiva de imprensa em Macau.
Desde 2019, a NBA não organiza jogos na China após uma polêmica postagem no Twitter (agora X) a favor das manifestações em Hong Kong feita por Daryl Morey, então técnico do Houston Rockets.
A ESPN, citando fontes anônimas, explicou que as relações entre a liga americana de basquete e a China, um de seus mercados mais importantes, melhoraram graças à chegada em 2020 de Michael Ma, encarregado das operações do gigante asiático para a NBA.
De acordo com o jornal de língua inglesa South China Morning Post, estes jogos fazem parte de um acordo multimilionário para organizar duas partidas anuais de pré-temporada da NBA nos próximos cinco anos em Macau.
O basquete é um dos esportes mais populares na China e a NBA perdeu uma fonte de renda após ser retirada da televisão no país até 2022.
De 2004 a 2019, 17 equipes disputaram um total de 28 jogos de pré-temporada.
O comissário da NBA, Adam Silver, indicou em outubro que a NBA "retornaria à China em algum momento".
A NBA exporta seu bem-sucedido produto para todo o planeta há décadas.
Desde 2022, organizou dois jogos de pré-temporada em Abu Dhabi e a NBA Cup, disputada desde meados de novembro paralelamente à liga regular, é patrocinada pela Emirates, companhia de Dubai.
Alguns jogos regulares da liga são organizados fora dos Estados Unidos e do Canadá - que tem um time, o Toronto Raptors. No início de novembro, Miami e Washington se reuniram duas vezes no México. San Antonio e Indiana jogarão duas vezes em Paris, nos dias 23 e 25 de janeiro.
* AFP