A tenista chinesa Qinwen Zheng, número 7 do mundo, venceu sem dificuldades a italiana Jasmine Paolini (N.4) nesta quarta-feira (6) e garantiu vaga nas semifinais do WTA Finals.
Zheng, campeã olímpica nos Jogos de Paris, fechou o jogo em 2 sets a 0, com um duplo 6-1, uma hora e seis minutos.
No outro duelo da terceira rodada do Grupo A, apenas para cumprir tabela, a bielorrussa Aryna Sabalenka (N.1), já classificada para as semifinais, foi derrotada em três sets pela cazaque Elena Rybakina (N.5), com parciais de 6-4, 3-6 e 6-1.
"É um dos melhores jogos da minha temporada", comemorou Zheng, depois de vencer uma adversária que foi finalista de Roland Garros e Wimbledon em 2024.
Graças à vitória sobre Paolini, a chinesa de 22 anos consegue a segunda vaga do Grupo A na semifinal, depois que Sabalenka garantiu matematicamente a primeira posição.
No Grupo B, a americana Coco Gauff (N.3) também avançou e terá a companhia da polonesa Iga Swiatek (N.2) ou da tcheca Barbora Krejcikova (N.13), que vão se enfrentar pela última vaga na quinta-feira.
A classificação da chave ainda não está definida, e dela dependem os cruzamentos da semifinal: a líder do Grupo B vai enfrentar Zheng, enquanto a segunda colocada jogará contra Sabalenka, que já se garantiu como número 1 do mundo ao final da temporada, pela primeira vez na carreira.
Contra Paolini, Zheng explorou a potência de seus golpes e a eficiência no saque (12 aces).
No primeiro set, a italiana abriu 1-0 confirmando seu serviço, mas depois perdeu seis games seguidos em apenas 32 minutos.
Na segunda parcial, Paolini teve uma chance de quebra no primeiro game, mas Zheng se salvou com um ace. A chinesa não se abateu e quebrou o saque de Paolini no quarto game (3-1).
Apesar de Zheng ter concedido uma nova chance de quebra com 5-1 a favor, a chinesa novamente se salvou e fechou o segundo set com um último ace.
* AFP