A Alemanha se classificou para a semifinal da Copa Davis ao derrotar o Canadá por 2-0 nesta quarta-feira (20), em Málaga, e vai disputar uma vaga na decisão do torneio com a Holanda, que passou pela Espanha.
Os alemães se vingaram da derrota nas quartas de final de 2022 diante dos canadenses, que naquele ano foram campeões da Davis.
Daniel Altmaier (88º no ranking da ATP) deu o primeiro ponto para a Alemanha ao derrotar Gabriel Diallo (86º) em dois sets, com parciais de 7-6 (7/5) e 6-4.
"Eu o conheço há muito tempo, conheço sua maneira de jogar, suas qualidades e sei o estilo de jogo que pode complicar um pouco a vida dele", analisou Altmaier.
Na sequência, no jogo entre os dois melhores de cada equipe, Jan-Lennard Struff (43º) conseguiu uma virada sobre Denis Shapovalov (56º) e venceu por 2 sets a 1, parciais de 4-6, 7-5 e 7-6 (7/5).
"Foi uma partida muito difícil, 'Shapo' conseguiu saques muito poderosos. Ele mudou muito de direção, era difícil ler seu saque", disse Struff.
Shapovalov lamentou a oportunidade perdida: "Tive a impressão de que estava com o jogo na mão e ele escapou pelos meus dedos".
Alemanha e Canadá competiram sem seus respectivos líderes, Alexander Zverev (2º) e Felix Auger-Aliassime (29º), ambos ausentes do torneio.
Na semifinal de sexta-feira, a Alemanha enfrentará a Holanda, cuja vitória sobre a Espanha (2-1) significou a aposentadoria de Rafael Nadal.
Os dois confrontos de quartas de final restantes serão disputados na quinta-feira. A Argentina terá pela frente a atual campeã, Itália, e a Austrália vai enfrentar os Estados Unidos.
* AFP