Uma polêmica estourou horas antes da cerimônia da Bola de Ouro: o Real Madrid, convencido de que o seu atacante brasileiro Vinicius Junior, embora favorito, não será eleito vencedor do prêmio, decidiu não viajar a Paris e boicotou a premiação.
Apesar disso, a organização, neste momento, insiste que "nenhum jogador nem clube sabem" quem será o vencedor de maneira antecipada.
"Todos os clubes e os jogadores recebem o mesmo tratamento", acrescentou essa fonte, recordando as estritas regras de confidencialidade para essa edição de 2024, cujos vencedores serão anunciados em uma cerimônia em Paris que começará às 19h GMT (16h em Brasília).
Se Vini Jr. não é o ganhador, o nome do espanhol Rodri, do Manchester City, parece se tornar o favorito, enquanto na categoria feminina, os olhares se voltam para a jogadora espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona.
Há semanas, inclusive meses, o nome de Vinicius aparecia com força para ganhar a Bola de Ouro deste ano. Até esta segunda-feira, muitos davam como fato consumado de que ele seria o vencedor da noite na categoria masculina.
Mas a reação do Real Madrid pôs o mundo todo em alerta e fez pensar que Rodri havia superado Vini na votação realizada entre os membros de um júri formado por jornalistas que representam as 100 primeiras nações do ranking da Fifa.
- "Não nos respeitam" -
"Se os critérios da premiação não proclamam Vinicius vencedor, esses mesmos critérios deveriam proclamar Carvajal vencedor. Como não foi o caso, é óbvio que a Bola de Ouro-Uefa não respeita o Real Madrid. E o Real Madrid não vai aonde não é respeitado", disse à AFP o clube da capital espanhola.
Os organizadores da Bola de Ouro decidiram inovar este ano ao manter em segredo a identidade do vencedor até o final para evitar vazamentos para a imprensa. Nos anos anteriores, o vencedor era revelado poucos dias antes da entrega do prêmio. Todos os indicados foram convidados para a cerimônia que será realizada nesta noite em Paris.
A ausência de jogadores do Real e a declaração do clube sugerem, portanto, que nem Vinicius, nem Dani Carvajal, nem Jude Bellingham, grandes destaque da conquista europeia do clube, ganharão o troféu, deixando o caminho livre para o meia espanhol Rodri, do Manchester City. Vencedor da Euro-2024 com 'La Roja', Rodri, de 28 anos, foi eleito o melhor jogador do torneio pela Uefa.
O Real Madrid, campeão da Espanha e da Europa neste 2024, ganhou seis das dez Bolas de Ouro anteriores, quatro graças a Cristiano Ronaldo, uma com Luka Modric e outra com Karim Benzema.
Com Vini Jr., os responsáveis pela equipe "blanca" esperavam acrescentar uma décima Bola de Ouro ao seu museu.
* AFP