A Inglaterra se classificou para as quartas de final da Euro-2024 ao conquistar uma vitória dramática de virada sobre a Eslováquia por 2 a 1 na prorrogação, neste domingo (30) em Gelsenkirchen, na Alemanha.
Os jogadores comandados pelo técnico Gareth Southgate conseguiram empatar com um gol nos acréscimos do tempo regulamentar e levaram a decisão para o tempo extra.
Ivan Schranz havia colocado os eslovacos na frente aos 25 minutos e, com uma defesa sólida, mantiveram a vantagem até Jude Bellingham (90'+5) salvar sua seleção da eliminação, com um golaço de bicicleta.
Logo no início da prorrogação, Harry Kane marcou o gol da vitória, levando a Inglaterra às quartas de final, onde vai enfrentar a Suíça, no próximo sábado, em Düsseldorf.
Bellingham já havia sido decisivo para a Inglaterra ao marcar o único gol na partida de estreia, a vitória de 1 a 0 sobre a Sérvia.
"Esta é a prova da motivação e atitude desta equipe. Por um momento parecia que não era possível, mas não nos rendemos. E então Jude fez o que Jude sabe fazer. Que gol incrível!", comemorou o capitão Kane.
- Chaveamento favorável -
Graças à contribuição dos dois, a Inglaterra evitou um desastre histórico, contra uma Eslováquia que chegou às oitavas de final de um grande torneio pela segunda vez na sua história e que nunca conseguiu ir mais longe.
"Estou muito orgulhoso dos meus jogadores e da sua atitude. Todos ajudaram, todos pressionaram e ajudaram os demais. Isso fez a diferença", comemorou Southgate em entrevista à BBC.
Os ingleses, atuais vice-campeões da Europa, sonham em conquistar o segundo título importante depois da já distante Copa do Mundo de 1966.
A composição do chaveamento parece favorecer esta possibilidade, já que a Inglaterra pode ser considerada a seleção mais forte do seu lado.
A Suíça, que eliminou a Itália no sábado, será a adversária nas quartas de final e numa possível semifinal seu adversário sairia do quarteto formado por Holanda, Romênia, Turquia e Áustria.
Mas para conseguir isso, os 'Três Leões' terão que rugir mais alto. Já foram criticados na fase de grupos, e até vaiados no último domingo pela torcida, pela falta de contundência e de gols.
O sofrimento para vencer a Eslováquia não deverá acalmar os ânimos, mas Southgate pode se orgulhar de mais uma vez chegar às quartas de final, fase que sempre alcançou desde que assumiu o cargo em 2016.
- Inglaterra com duas caras -
Na partida deste domingo, no estádio do Schalke 04, a Inglaterra teve duas caras diferentes.
Os 'Falcões' eslovacos começaram melhor, criaram as melhores oportunidades e foram recompensados com um gol de Ivan Schranz, que conseguiu enganar Jordan Pickford com um chute com a parte externa do pé direito.
No segundo tempo, a Inglaterra reagiu contra a 45ª colocada do ranking da Fifa.
Um gol de Phil Foden foi anulado por impedimento (50'), Kane quase marcou de cabeça (78') e o chute de Declan Rice explodiu na trave (81').
A Eslováquia resistia e já tinha um pé e meio nas quartas de final... até que Bellingham apareceu. Após uma cobrança de lateral a bola foi desviada de cabeça por Marc Guehi e a estrela do Real Madrid, com uma bicicleta, marcou o gol de empate para o delírio da torcida inglesa.
"Marcar um gol tão importante, pela seleção e em uma partida de mata-mata, é uma sensação como nenhuma outra", disse Bellingham após o triunfo.
A partida foi para a prorrogação e logo no início Kane fez 2 a 1 de cabeça, placar que acabou sendo definitivo.
"Estamos orgulhosos, claro. Fizemos um grande jogo contra um adversário de alto nível, um dos favoritos. Demos poucas oportunidades para eles, quase os eliminamos, mas infelizmente não correu bem", lamentou o treinador da Eslováquia, o italiano Francesco Calzona.
Quando o árbitro apitou o fim do jogo, os torcedores ingleses em Gelsenkirchen festejaram em grande estilo e com alívio uma sofrida classificação, gritando a plenos pulmões "Sweet Caroline", uma das canções com que celebram as vitórias de sua seleção.
* AFP