A seleção da República Tcheca empatou em 1 a 1 com a Geórgia neste sábado (22), em Hamburgo, pela segunda rodada do Grupo F da Eurocopa.
Com este resultado, georgianos e tchecos se mantêm com chances de classificação para as oitavas de final como terceiros colocados da chave, no momento liderada por Turquia e Portugal.
A seleção tcheca dominou claramente a partida, mas não conseguiu aproveitar as inúmeras oportunidades que criou, seja por falta de pontaria ou pelas grandes defesas do goleiro Giorgi Mamardashvili.
A frustração aumentou ainda mais quando o gol de Adam Hlozek foi anulado com o auxílio do VAR por toque de mão (23').
A situação piorou no final do primeiro tempo, quando a Geórgia mostrou eficiência para abrir o placar. Em cobrança de falta do astro da seleção Khvicha Kvaratskhelia, a bola tocou no braço de um defensor tcheco e o árbitro marcou pênalti após checagem de vídeo. Messin George Mikautadze bateu e fez seu segundo gol na Euro (45'+4).
Ainda antes do intervalo, a República Tcheca perdeu mais uma chance de marcar, quando Patrick Shick limpou o marcador e bateu rasteiro, mas Mamardashvili desviou.
Uma derrota deixaria a seleção tcheca à beira da eliminação, depois de perder para Portugal na primeira rodada (2 a 1).
Mas no segundo tempo, veio o alívio com o gol de Patrick Shick. O atacante do Bayern Leverkusen aproveitou o rebote de uma finalização na trave de Ondrej Lingr e mandou a bola para as redes (59').
A República Tcheca continuou empilhando oportunidades nos 30 minutos finais, mas não conseguiram marcar.
A Geórgia também teve uma chance clara nos acréscimos, mas Saba Lobjanidze, que havia entrado no lugar de Kvaratskhelia, não conseguiu aproveitar (90'+6).
* AFP